Comte de Dauzac
Haut-Médoc 2020
Em outubro do último ano viajei a Bordeaux para uma experiência até então inédita na minha carreira de sommelier: integrar o time brasileiro no Campeonato Mundial de Degustação, um evento que reúne delegações de mais de 40 países, promovido anualmente pela La Revue du Vin de France.
A edição 2024 teve sede na pitoresca comuna de Margaux — mais especificamente no prestigiado Château Dauzaz, um 5ème Grand Cru Classé na lendária classificação de 1855.
O campeonato, realizado em uma nublada manhã de sábado, foi seguido de um pequeno coquetel. Para degustação, além de uma série de espumantes e vinhos brancos de diversas partes da França, havia uma cuidadosa seleção de garrafas magnum de alguns dos mais prestigiados Châteaux de Margaux.
Sem nenhum compromisso na parte da tarde, pude degustar todos os rótulos com calma. Ao fim deste delicioso processo, me peguei sorrindo ao pensar na estratégia ousada (e brilhante), adotada pelo Château Dauzac.
Colocar-se ao lado de concorrentes mais caros e mais afamados poderia ser arriscado. Mas, no final das contas, esse era um evento para profissionais com grande experiência em degustação — ou seja, um público para o qual a qualidade na taça sempre fala mais alto.
Foi aí que tirei o chapéu para o Dauzac: em todas as safras oferecidas, a qualidade do Château sempre esteve muito acima da dos demais produtores da apelação. Voltei para o Brasil com a missão de partilhar um pouco desta experiência com você, cliente VinumDay.
Na oferta diária de hoje você tem acesso ao Comte de Dauzac Haut-Médoc, um exemplar mais acessível da propriedade, que combina a expertise do produtor, o DNA típico da margem esquerda de Bordeaux, e a qualidade da excepcional safra 2020. Um blend clássico, onde a fruta escura da Cabernet Sauvignon comanda o show junto a um delicioso defumado.
Já se sua sede é efetivamente por Margaux, temos também o Comte de Dauzac Margaux 2021 na nossa área Cru Classe. Aqui um tinto que faz jus à fama da comuna, mesclando elegância com uma profundidade estonteante. Cassis, violetas, pimenta-do-reino, baunilha e a clássica nota de cinza de chaminé dão o tom aromático. Vinho com potencial para décadas de guarda!
Agora, se você quer a experiência completa, preparamos um kit com ambos os vinhos: Haut-Médoc 2020 + Margaux 2021, com aquele desconto extra (R$ 70!) que você só encontra na VinumDay.
Pra começar o ano com o pé direito... na margem esquerda!