Gonzalo Guzman Vontade
Cabernet Sauvignon 2022
Enoapaixonados de plantão!
Hoje, abrimos espaço em nossa vitrine para mais um Grande Talento da Enologia. Um vinho de ninguém mais ninguém menos que Gonzalo Guzmán, uma das personalidades mais inovadoras do Chile.
Após décadas trabalhando e conduzindo a Viña El Principal para a elite, em 2017, Guzmán passou a se dedicar integralmente a um projeto autoral, o qual denominou Vinos G².
Por meio de sua vasta experiência na elaboração de vinhos ultra-premium de Maipo-Andes, em especial Pirque, Guzmán seleciona pequenas parcelas da região, para dar origem a vinhos completamente autorais e de produção muito restrita. A Vinos G² elabora apenas 4 exemplares: 2 são ao clássico estilo Bordeaux de Pirque, enquanto os outros 2, um tanto peculiares, são feitos com Alvarinho e Mencía, cepas que o próprio enólogo introduziu no país.
O Vontade Cabernet Sauvignon foi concebido para mostrar o pedigree dos grandes exemplares sobre os quais o Maipo adquiriu prestígio.
As uvas foram colhidas nas encostas dos Andes, onde a altitude é superior aos 600 metros. O Maipo-Andes se caracteriza pelo solo pedregoso, onde há um conteúdo maior de areia do que argila. Os dias quentes proporcionam o pleno amadurecimento dos frutos, enquanto a noite, os ventos frescos que descem a cordilheira, propiciam uma elevada amplitude térmica. Isso confere elegância e muita complexidade.
A marca de Gonzalo Guzmán são as mínimas intervenções na adega. Dessa forma, a elaboração contemplou fermentação espontânea em tanques de aço inox e estágio em barricas de carvalho francês (40% novas) durante 16 meses.
O resultado impressiona pela sofisticação. Tem excelente profusão aromática de frutas frescas e maduras, estando repleto de cassis, jabuticabas, cerejas e amoras, contornadas por pimenta-do-reino, violetas, baunilha, giz, cravo e um toque muito discreto de funcho.
Na boca é bem clássico: estruturado, suculento, com taninos carnudos, mas textura aveludada. A fruta é predominante, delineada por especiarias, chocolate amargo e giz. É um deleite, e o final impressiona pela persistência.
Joaquín Hildalgo, da Vinous, concedeu 95 pontos para a safra 2022, enquanto Wine Advocate e Tim Atkin avaliaram com excelentes 93 pontos. São notas incríveis!
Em resumo, este vinho está um espetáculo e entrega muito pelo preço. Uma dica é adquirir mais de uma garrafa, pois, certamente, será muito bacana acompanhar como evolui ao longo do tempo.
Saúde!