Shilda Kirke Saperavi
Napareuli 2021
Você pediu, ele voltou! Exótico, complexo e delicioso — arrematamos mais um lote do Shilda Kirke Saperavi Napareuli 2021.
Um Saperavi de tamanha qualidade, elaborado de modo tão singular, por menos de R$130, é uma raridade.
Aproveite o ótimo desconto de hoje, e somente hoje, aqui na VinumDay.
Se você já conhece, sabe que não dá para perder tempo. Garanta o seu antes que acabe!
E se você ainda não conhece — ou não se lembra desse rótulo (situação muito improvável) — vale a pena conferir a apresentação feita anteriormente pelo nosso sommelier Gustavo Henz. Uma ótima forma de se familiarizar com esse vinho único!
"Que tal se surpreender com um vinho da PDO Napareuli, elaborado com uvas colhidas "a dedo", somente por mulheres, em noite de lua cheia, e entregues na adega antes do sol nascer?
Se assim como nós você ficou bem entusiasmado com o exemplar de hoje, vem com a gente conhecer um pouco mais sobre o Kirke Saperavi 2021.
Elaborado pela Shilda, uma das melhores vinícolas da Geórgia, consiste em um varietal de Saperavi oriundo da microzona de Napareuli, em Kakheti. A região é uma PDO (Protected Designations of Origin) e segue as especificidades determinadas pela União Europeia para a categoria AOC/DOC. Algumas de suas características são as altitudes entre 400 e 500 metros e sua privilegiada localização à margem esquerda do Rio Alazani, que por sua vez, caracteriza solos pedregosos, de baixa fertilidade, ricos em minerais.
Ou seja, a área está entre as mais conceituadas do país para a elaboração de Saperavi em nível premium.
Entretanto, neste temos o plus de uma colheita bem peculiar: a vindima ocorreu como descrito anteriormente, seguindo o ritual de Kirke, Deusa da mitologia grega conhecida por ter seduzido Odisseu (Ulisses) na sua viagem ao que hoje é o território georgiano.
De cor púrpura intensa (curiosamente a Saperavi é uma variedade de polpa avermelhada), possui ótima profusão de aromas, destacando frutas vermelhas e negras, tanto frescas quanto maduras, como a cereja, a ameixa e o mirtilo, toques de ervas de quintal, em especial o tomilho, e especiarias, principalmente pimenta-do-reino e noz-moscada.
Na boca demonstra ter um bom corpo, taninos finos, polidos, acompanhados por uma acidez gastronômica, que provoca ótima salivação. Os descritores olfativos são confirmados e levam a um final longo, muito saboroso."